Receita Federal começa a atender empresários no Simplifica PJ

No local haverá orientação sobre os serviços prestados pela internet

A Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria da Receita Federal assinaram nesta segunda-feira (9) um acordo de cooperação para que haja atendimento da Receita no Simplifica PJ, em Taguatinga. Isso facilitará e muito a vida dos microempresários, que terão no local atendimento e orientação para utilizar os serviços da Receita Federal pela internet. Entre esses serviços estão o parcelamento de dívidas com a Receita e a inscrição da empresa.

A delegada da Receita Federal em Brasília, Bárbara Cristina Oliveira, disse que é preciso “criar uma cultura no empreendedor para que ele use a internet”. Ela reconheceu que o posto do órgão no Simplifica PJ suprirá a lacuna no atendimento ao microempresário em Taguatinga por causa do fechamento da agência que ficava na cidade. A delegada admitiu que a agência fechou por causa do corte de verbas do Governo Federal e que por causa da falta de funcionários da Receita, o atendimento será feito por servidores do GDF treinados pelo órgão responsável pela arrecadação da União.

O secretário Valdir Oliveira destacou a importância de a Receita Federal se integrar ao Simplifica PJ, porque Taguatinga e adjacências concentram mais da metade das empresas do Distrito Federal. “O Governo de Brasília está procurando mudar o eixo de desenvolvimento do Distrito Federal, tirando do Plano Piloto, que não tem mais como crescer”, alertou o secretário. “Tomara que outros órgãos do Governo Federal tenham o mesmo entendimento da Receita de que precisam estar aqui no Simplifica PJ”, acrescentou Valdir Oliveira.

Desde que começou a funcionar, em outubro do ano passado, o Simplifica PJ já atendeu a cerca de 20 mil micro e pequenos empresários em conjunto com o Sebrae. O governador Rodrigo Rollemberg, presente à assinatura do acordo, lembrou que o Simplifica PJ funciona sem dinheiro do Governo de Brasília, em parceria com a iniciativa privada.

Outra novidade no Simplifica PJ é que a Ouvidoria da SEDICT também estará atendendo o contribuinte que quiser se manifestar sobre o serviço. O telefone é o 162.

O atendimento no Simplifica PJ é de 8h30 a 17h30. O posto fica na QI 19, no Setor de Indústrias de Taguatinga.