Brasília: onde é mais fácil abrir uma empresa

Em evento, Rollemberg destaca guinada da cidade na desburocratização

Durante a abertura da nona edição do Mutirão da Simplificação, o governador Rodrigo Rollemberg destacou mais uma vez o marco que representa para economia local a nova posição do Distrito Federal no ranking da Rede Simples, que mede a burocracia para se abrir uma empresa no país. Entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, o DF pulou da última posição para o primeiro lugar no ranking, ou seja, da unidade da Federação com mais burocracia para se abrir uma empresa, a capital do país se tornou o lugar no Brasil onde é mais simples se tornar empreendedor e dono de um negócio regularizado.

Tudo isso graças à implantação do novo módulo digital do Registro de Licenciamento de Empresas, o RLE@DIGITAL, que pode ser acessado pelo portal http://www.redesimples.df.gov.br/. O secretário Valdir Oliveira, da SEDICT - pasta responsável pela implantação do serviço - acompanhou o governador no Mutirão e destacou que em dois anos de funcionamento do RLE, 125 mil empresas foram criadas no DF.

A nova edição do Mutirão da Simplificação ocorre até esta sexta-feira (2/3) na Avenida Recanto das Emas, Quadra 103, no estacionamento das Lojas Americanas, uma área central da cidade e de fácil acesso à população. O Mutirão da Simplificação é um evento do Sebrae DF em parceria com o Governo de Brasília por intermédio da SEDICT. Entre 8h e 18h, o empreendedor pode abrir, regularizar ou mesmo dar baixa em uma empresa. Além disso, são oferecidas no local palestras e oficinas de capacitação com diversos temas, entre eles Controle financeiro e Como vender em datas comemorativas. Segundo o Sebrae, em dois anos de promoção do Mutirão, cerca de 36 mil pessoas foram atendidas em várias cidades do DF.

É bom lembrar que os serviços oferecidos pelo Mutirão da Simplificação estão diariamente disponíveis no Simplifica PJ, que reúne 14 órgãos do Governo de Brasília e do Governo Federal, sob a coordenação da SEDICT. O serviço funciona de 8h30 a 17h30 na QI 19 do Setor de Indústrias de Taguatinga. Lá há também consultoria de órgãos como Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade.