Regularização de empresas terá agentes capacitados

Empreendedor poderá tirar dúvidas em qualquer RA

O empreendedor que precisa regularizar sua empresa vai poder procurar as regiões administrativas. Um curso promovido pelo Sebrae com apoio da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável, a SEDES, capacitou servidores das RA´s para operarem o Registro e Licenciamento de Empresas, RLE.

Quem fez o curso, tem agora condições de orientar empreendedores na obtenção do Registro e Licenciamento de Empresas. O RLE é uma maneira rápida que o empreendedor dispõe de legalizar sua empresa sem precisar ir a vários lugares. Dependendo do perfil do negócio que se queira montar, o registro e o licenciamento poderão ser obtidos pela internet em apenas um dia.

Os agentes que receberam o treinamento vão trabalhar nas salas do empreendedor que já existem ou estão sendo montadas nas 31 administrações regionais do Distrito Federal.  Segundo Márcio Faria Júnior, subsecretário de Relações com o Setor Produtivo, nessas salas o empreendedor não apenas vai aprender a se regularizar por meio do RLE, como também tirar dúvidas sobre o negócio que ele quer montar. “Se ele quiser, por exemplo, vender cachorro quente, vai saber onde e em que condições poderá trabalhar”, explica Márcio. Os agentes trabalharão em conjunto com os técnicos da SEDES que mexem com o RLE.

Nessas salas serão atendidos não apenas os empreendedores que estão dando os primeiros passos, mas também os já estabelecidos e mesmo os contadores de empresas maiores, cuja regularização e formalização exigem um pouco mais de tempo e burocracia. “Estamos fomentando o empreendedorismo incentivando a formalização”, frisa o subsecretário.

As salas do empreendedor funcionarão nas administrações regionais, de segunda à sexta, das 8h às 18h.