Tempo para abrir uma empresa no Brasil cai de 8 para 5 dias, diz Receita

Balanço da Receita Federal compara tempo médio nos últimos trimestres de 2017 e 2018.

Por G1

O tempo médio gasto no país para abertura de empresas caiu 8 para 5 dias em 1 ano, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (19) pela Receita Federal.

O levantamento compara o número de dias gastos para registro e legalização de pessoas jurídicas no país no período de 1 de outubro a 14 de dezembro de 2017 e 2018.

Ainda de acordo com a Receita, em 1 ano também aumentou em 20% o número de empresas abertas em até 3 dias. "Praticamente metade destas inscrições de pessoas jurídicas já estão sendo concluídos nesse prazo", destacou.

Já a quantidade de empresas que levavam mais de 7 dias para serem registradas caiu 27%, representando uma fatia de 19% do total, ante 26% no mesmo período do ano passado.

Tempo de abertura de pessoas jurídicas no Brasil

Média         4º Trim/2017       4º Trim/2018

Até 3 dias            40%                  49%

3 a 5 dias             22%                 22%

5 a 7 dias             12%                 10%

Mais de 7 dias       26%               19%

Fonte: Receita Federal

A Receita atribuiu a melhora no indicador ao lançamento neste ano da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

"O lançamento da Área do Usuário marca uma mudança no paradigma da relação do cidadão com a Redesim. Esse é o primeiro passo para que sejam acessados, com uma única senha e em um único local, todos os sistemas envolvidos nas diversas esferas de governo", destacou a Receita.

O que é Redesim

Criado em dezembro de 2007, a Redesim é composta por diversos órgãos que integram o processo de registro e de legalização de pessoas jurídicas. São mais de 3.000 municípios integrados, abrangendo cerca de 85% das pessoas jurídicas ativas do país.