Sistema Integrador

O sistema integrador reúne no ambiente digital os responsáveis pelo processo de abertura, alteração e baixa de empreendimentos - Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis.DF) -, pelas inscrições tributárias - Secretaria de Economia do DF e Receita Federal do Brasil - e pela viabilidade e licenciamento de empresas - 33 administrações regionais e 8 órgãos licenciadores:

1.      Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

2.      Instituto Brasília Ambiental

3.      Polícia Civil do Distrito Federal

4.      Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

5.      Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

6.      Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal

7.      Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil

8.      Vigilância Sanitária do Distrito Federal

Com a implantação do sistema integrador, desde 11/12/2017, o Distrito Federal passou a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Os governos federal e distrital, em ações conjuntas, têm adotado uma série de medidas e ações que visam a melhoria do ambiente de negócios.

No DF, desde que a Jucis.DF assumiu o sistema integrador, conforme Art. 2º do Decreto 40.178/19, os processos de registro (abertura, alteração e baixa de empresas) foram padronizados e a análise dos mesmos foi agilizada, passando de dias para horas. Além disso, a equipe da autarquia já está em contato com as administrações regionais e os órgãos licenciadores para desenvolver a mesma padronização e agilidade nas demais fases do procedimento.  

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, nossa finalidade é proporcionar o adequado uso das tecnologias aplicadas nos sistemas, sem qualquer coleta de dados para personalização de publicidade ou recomendação de conteúdo. Assim, destacamos que ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política. Veja mais sobre a Política de cookies e privacidade clicando aqui